sábado, 6 de julho de 2013

Tanabata Matsuri - O amor de duas estrelas


O sétimo dia do sétimo mês (07/07) é o dia de celebrar o Festival das Estrelas, ou Tanabata Matsuri. É um dia de celebração folclórica e que, na verdade, se estende até ao mês seguinte por todo o território japonês. São festas que acontecem nas ruas, com barracas de brincadeiras e comidas, decoração feita com papéis coloridos e com bambus altos onde se penduram tanzakus (tiras de papéis em que se escrevem pedidos).


O festival de Tanabata teve origem numa lenda japonesa. Orihime era a filha de um poderoso deus do reino celestial. Um dia, estando diante de seu tear, viu passar um rapaz conduzindo um boi e eapixonou-se. O pai consentiu o casamento dos dois jovens, porém, casados e totalmente dominados pela paixão, ambos descuidaram-se de seus afazeres normais. Foi então que, o pai indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea.
No entanto, consentiu que o casal se reencontra-se uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês e durante o resto do ano teriam de atender a pedidos vindos da Terra.


Segundo a mitologia japonesa, Orihime (o rapaz) é representada pela estrela Vega e a rapariga a estrela Altair, do lado oposto da galáxia, que realmente só se encontram uma vez por ano.  

O festival teve início há mais de 1.150 anos, na Corte Imperial, e a data tornou-se feriado nacional em 1603.

Um dos maiores festivais das Estrelas do Japão é o de Sendai, na província de Miyagui. Lá, a festa é celebrada entre os dias 6 e 8 de agosto, que se aproxima mais à data referente ao calendário lunar. A cidade fica toda colorida com decoração típica feita com papéis coloridos e atrai milhares de turistas para a região.


Sem comentários: